Em função dos problemas surgidos dentro da unidade de saúde e o descontentamento dos servidores do RJU, um grupo se comunicou por intermédio de rede social móvel para iniciar um movimento para garantir as conquistas dos trabalhadores efetivos. O grupo também procurou a direção do SISTA/MS que, prontamente, se colocou a disposição dos trabalhadores do HU. A coordenação do sindicato faz questão, no entanto, que as ações sejam encaminhadas de forma protocolar, com o registro de atas e demais encaminhamentos oficiais para garantir o ordenamento jurídico de todo o processo.
O sindicato também acionou sua assessoria jurídica e o advogado do SISTA/MS manteve longa reunião com uma comissão de trabalhadores, orientando sobre como deve ser conduzido todo o processo. O apoio do sindicato consiste ainda no fornecimento de documentos oficiais, como o contrato firmado entre a EBSERH e a UFMS, solicitado pela comissão.
REUNIÃO NO LACTrabalhadores votam para aprovar membros da comissão e encaminhamentos para proteger o RJU A principal ação pública e de maneira oficial dos trabalhadores descontentes e enquadrados pelo RJU se deu na manhã do dia 5 de fevereiro, com uma reunião ampliada no anfiteatro do LAC. A direção do SISTA coordenou o evento por intermédio dos diretores Geraldo Rodrigues (Coordenação Geral) e Luiz Carlos Vasconcelos (Políticas Sociais), com a mesa sendo composta ainda por Cesar Melo Garcia, Diana Patricia Souza dos Passos, Cleodete Cândida Gomes e Rosiane Matias da Silva Araújo, que ficou responsável por secretariar a reunião e elaboração de sua ata.
A direção do sindicato deu toda a liberdade para os trabalhadores efetivos do HU para encaminhar e expor as reivindicações, na sua maioria feita pelo servidor Cesar Garcia. Após os relatos, os trabalhadores presentes votaram para aprovar oficialmente uma comissão específica de encaminhamento dos pleitos dos trabalhadores. Ela é composta por Lucivaldo Alves dos Santos, Cesar Garcia, Ely Pereira Monteiro, Diana Passos e Cleodete Gomes, além de dois membros da direção do SISTA, que são Márcio Saravi (Coordenação Geral) e Luiz Vasconcelos (Políticas Sociais).
A primeira ação prática de luta da comissão deve ser em 24 de fevereiro, quando está marcado no calendário da Fasubra como Dia de Luta Contra a EBSERH. Neste dia os trabalhadores estão sendo convocados para paralisar os hospitais universitários contra a empresa, principalmente nas universidades que ainda não aderiram a este modelo de gestão.