Servidores da UFMS entram em greve por um período de 48 horas nesta terça e quarta-feira (2 e 3), em represália aos cortes de verbas da educação, promovido pelo Governo Federal e pelo fim da perseguição contra professores, técnicos e estudantes, feita pela reitoria, diretores de institutos e faculdades e pró-reitores. A paralisação de 48 horas é nacional e tem amparo da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), informa o SISTA-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS).
A Greve Nacional da Educação em MS nesta terça e quarta-feira tem o apoio também da ADUFMS, DCE e do grupo “Eu defendo a UFMS”.
As entidades se reuniram e estabeleceram a seguinte programação para as 48 horas de greve geral:
Na quarta-feira (2), a partir das 9h, Juri simulado, onde o réu será o Future-se, programa do Governo que visa a privatização das universidades públicas. O local será o auditório de Multiuso 1 da UFMS.
Às 15h30 – Roda de conversa: Educação em tempos de crise, com a participação da professora Maria Dilnéia. O local será a Concha Acústica da UFMS.
Às 18 horas, Roda de conversa: Future-se, com a participação da professora Mariuza Aparecida, no auditório do ESAN (UFMS).
Na quinta-feira a programação também começa às 8 da manhã com o ato “Grito em defesa da universidade pública”, que terá como local, a Biblioteca Central da UFMS.
Às 14 horas, Aula pública: “A quem interessa o desmonte da educação pública? ”, com a participação da professora Maria Lima, no auditório Multiuso 1 da UFMS.
ASSEMBLEIA GERAL NA SEXTA-FEIRA – O SISTA-MS concoca servidores ativos, aposentados e pensionistas a participar de Assembleia Geral Extraordinária na sexta-feira (4) às 8h30, na sua sede, para deliberar sobre o seguinte tema:
- GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO.
Contamos com a presença de todos nessas atividades dos dias 2, 3 e 4 de outubro. Essa luta é nossa! Essa luta é de todos nós.