Servidores da UFMS rejeitam o Indicativo de Greve Proposto pela FASUBRA para outubro No dia 16 de outubro às 09:00 horas no auditório do LAC, o SISTA realizou a Assembleia Ordinária, onde foram informados, discutidos e votados assuntos referentes ao indicativo de greve proposto pela FASUBRA na última plenária Nacional, realizada em Recife-PE.
[caption id="attachment_10211" align="aligncenter" width="500"]
Servidores presentes na Assembléia[/caption]
Nos informes locais foi apresentada a situação financeira do sindicato, pelos coordenadores de finanças Nivalci e Edson. Através de comprovantes bancários, foi demonstrado aos presentes que o Sista está com uma dívida elevada. Além disso, tem construção, que apresenta uma série de problemas e para ser totalmente concluída, consumirá em torno de 250 mil reais.
[caption id="attachment_10225" align="aligncenter" width="500"]
Coordenadores do Sista Nivalci, Edson e Basílio[/caption]
O diretor da Fasubra no estado, informou que o Indicativo de Greve era para fortalecer a luta contra a reforma trabalhista, enfrentar o pacote anti-servidor e a reforma da previdência. Também evidenciou a luta na defesa das Universidades e Institutos Federais.
[caption id="attachment_10227" align="aligncenter" width="500"]
Diretor estadual da Fasubra Lucivaldo Alves[/caption]
Alguns servidores favoráveis a greve em outubro, defenderam que não se pode ter medo das retaliações que o governo pode impor sobre os servidores federais. Que a categoria deve lutar para que não tenha mais perdas, principalmente nos direitos adquiridos por lutas anteriores.
Por outro lado, várias pessoas frisaram que este não seria o melhor momento para uma greve, principalmente pelos ataques que o governo está fazendo ao servidor público federal. Por não haver fundamentos legais para se manter essa greve, já que não foi regulamentado o direito de greve, o governo certamente virá com retaliações contra o servidor.
A atual direção do Sindicato afirmou que “Somos favoráveis a uma greve forte, construída com seriedade e responsabilidade. Uma greve que envolva a maioria dos trabalhadores da UFMS, buscando a unidade com outros setores do serviço público”.
[caption id="attachment_10213" align="aligncenter" width="500"]
Coordenadora do Sista Cleodete Gomes[/caption]
A nova coordenação do Sista não descarta uma possível greve ano que vem. Porém, é necessário dialogar com a sociedade mostrando que essas reformas do governo estão destruindo a saúde, educação e segurança pública, prejudicando a maioria da população. Para uma greve ser bem-sucedida, deve-se começar fortalecendo a base da categoria, assim como envolver toda a sociedade sul- mato-grossense nas lutas.
Após as discussões, foi rejeitada por ampla maioria dos presentes a proposta de greve para outubro de 2017.
Na continuidade, foram eleitos Antonio Jorge, Cida Mota, Juarez Pereira, Waldevino Basílio e Michael Ferreira, como delegados que irão representar o sindicato na Plenária Nacional da Fasubra nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro.