Em mais uma semana de mobilização em Brasília contra a Reforma Administrativa e em defesa da Educação pública, Mato Grosso do Sul se fez presenta com uma delegação de diversos sindicatos e também estudantes que se somaram ao movimento.
O SISTA/MS (sindicato dos servidores da UFMS) tem apoiado e estado presente nessas mobilizações por entender que vivemos um momento crucial para o serviço público no país, tais são as mudanças que a PEC 32 tem no seu bojo, como a retirada de direitos dos servidores concursados, redução salarial e abertura para terceirização de milhares de cargos que terão, obviamente, indicação de políticos.
Após realizar uma manobra para aprovar o projeto na comissão especial, o governo tem adiado a votação em plenário pois ainda não tem garantido os votos suficientes. Neste momento faz “as conversas de bastidores” para tentar “convencer” os deputados indecisos para que votem a favor.
Segundo o estudante de História da UFMS, Victor Prado, que está em Brasília junto com a delegação de MS, hoje (7) foi mais um dia de protesto. “Hoje pela manhã nos unimos com outras federações e sindicatos, como a ANDES, FASUBRA e SINASEFE, para fazer uma mobilização que começou no Espaço do Servidor e foi até o Ministério da Economia cobrando do Paulo Guedes explicação sobre o paraíso fiscal e contra a PEC 32. Estudantes de Brasília também estiveram presente. Em determinado momento jogamos imagens de dólar manchadas de sangue e jogamos em frente ao ministério. Foi um ato que movimentou alguns sindicatos federais, federações e bastante mobilização estudantil. A delegação de MS estava presente.”
A participação e apoio do SISTA/MS à mobilização foi deliberada na última assembleia, realizada no dia 29 de setembro, onde foi debatida a situação dos servidores e a importância de barrar a PEC 32 pelos prejuízos que ela acarretará caso seja aprovada.
(Fotos: Iara Cardoso) http://www.sistams.org.br/2021/08/atendimento-juridico-do-sista-ms-esclarecimento.html