Coordenadores do SISTA conversam com candidato à FAENG, antes do debate marcado para o ginásio Moreninho
Evento marcado para o Moreninho teve a efetiva participação de estudantes
A coordenação do SISTA/MS está acompanhando o processo eleitoral para as direções de campi da UFMS, bem como das direções de centros e faculdades da Cidade Universitária, em Campo Grande.
O sindicato tem orientado para que os técnicos participem de forma efetiva do processo, visando a mudança de comportamento dos diretos em relação aos trabalhadores. “Pela importância que representamos dentro da instituição, não temos sido valorizados. Pelo contrário, é cada vez mais trabalho e pressão sem a devida contrapartida”, avalia membros da coordenação.
Participação garante avanços – A participação dos trabalhadores neste processo eleitoral interno já provocou algumas mudanças, com a eleição de diretores comprometidos com a classe. A coordenação convoca os técnicos que clamam por mudanças e mais respeito com a categoria para o engajamento nas candidaturas que realmente contemple este anseio.
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA, URBANISMO E GEOGRAFIA
Cadeira vazia no Moreninho: Apenas João Onofre compareceu para debater na eleição da FAENG
Nesta quarta-feira (18) estava programado um debate no ginásio de esportes Moreninho entre os candidatos que disputam a direção da FAENG (Faculdade de Engenharias, Arquitetura, Urbanismo e Geografia). Apesar do grande número de pessoas presentes – a maioria estudantes – apenas um dos dois candidatos compareceu, que foi o professor João Onofre, da chapa 1.A cadeira destinada a Amâncio Rodrigues, da chapa 2, ficou vazia e ele também não justificou a ausência.
Mesmo assim, o candidato João Onofre apresentou suas propostas, com a mediadora do debate sorteando os temas a serem respondidos pelo candidato. Em relação aos técnicos administrativos, João Onofre fez um compromisso com a categoria. “É necessário valorizar estes trabalhadores essenciais para a vida da universidade.Tenho compromisso com os trabalhadores. Como diretor, meu compromisso será de ouvir e contemplar os anseios deles”, afirmou o candidato. João Onofre até produziu material de campanha específico para os técnicos, contendo as principais propostas.
O SISTA/MS incentiva e participa dos debates por entender que eles são eventos fundamentais para os eleitores conhecerem os postulantes aos cargos. A coordenação entende que são nos debates que as ideias são aprofundadas e é possível saber como pensam e como pretendem agir os candidatos.
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (CCBS)
Mapa da apuração mostra vitória da professora Dulce no CCBS
Adhemar Vilela. da coordenação geral do SISTA, com a profesora Dulce (de preto)
Professora Dulce com Lucivaldo Alves dos Santos, da coordenação geral do sindicato
Nesta semana ocorreu a solenidade de posse dos novos diretores de centro e de campi da UFMS. Em Campo Grande, a coordenação do SISTA acompanhou de forma mais efetiva o processo eleitoral no CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), que teve como vencedora a professora Dulce Ribas.
Membros da coordenação do sindicato acompanharam inclusive o processo de apuração dos votos no CCBS. A nova diretora do centro agradeceu a participação do SISTA e o voto dos técnicos e se comprometeu em implantar uma política de valorização constante dos trabalhadores. Os dirigentes sindicais destacaram a postura humanista da nova diretora e anunciaram que vão cobrar que os compromissos assumidos sejam cumpridos.
Tomaram posse nesta segunda-feira, dia 17, os diretores dos câmpus de Aquidauana, professor Auri Frübel; do Pantanal, professor Edgar Aparecido da Costa; de Chapadão do Sul, professor Fábio Henrique Rojo Baio; de Paranaíba, professora Andréia Cristina Ribeiro; e foi reconduzido ao cargo de diretor do Câmpus de Coxim, o professor Gedson Faria. A professora Camila Celeste Brandão Ítavo tomou posse como diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e os professores Ernesto Antonio Figueiró Filho e Paulo Zárate Pereira como diretores da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia, respectivamente. O novo diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) é o professor Geraldo Vicente Martins e a nova diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a professora Dulce Lopes Barbosa Ribas.