As coordenações do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de MS (SISTA/MS) E do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFMS) estão definindo um calendário conjunto de atuação das entidades. A decisão leva em conta pontos em comum de reivindicações e anseios dos trabalhadores e dos estudantes, principalmente em relação ao estabelecimento da democracia interna na UFMS.
|
Coordenadores do DCE/UFMS e do SISTA/MS: Unidos por democracia na UFMS |
Atualmente, apesar dos estudantes e técnicos compor a maioria dentro da comunidade acadêmica, este contingente é desvalorizado no que tange ao voto quantitativo nas decisões dos órgãos de comando da instituição. Para se ter uma ideia, para a eleição da Administração (Reitoria), o peso do voto de estudantes e técnico é de apenas 15%, enquanto a proporção para o voto docente é de 70%.
Além da busca pelo voto paritário na UFMS (33% para todos os segmentos da comunidade acadêmica), SISTA/MS E DCE/UFMS convergem ainda na luta contra o sucateamento da universidade, mais concursos para contratação de professores e técnicos e ainda a melhoria das condições de ensino.
Nesta semana, os estudantes Renan Araújo e Igor Cirilo, do DCE e Lucivaldo Alves dos Santos, da coordenação do SISTA, mantiveram mais um encontro, oportunidade que discutiram encaminhamentos conjuntos das entidades. "Temos muitos objetivos comuns e estamos nos unindo para fortalecer a luta", argumentaram.