31 de Março de 2020 às 08:54

SISTA-MS doou máscaras a trabalhadores do Hospital Universitário e rebate críticas da direção

Compartilhe

A + A -


A coordenação do SISTA-MS efetuou na tarde de segunda-feira (30) a doação de máscaras protetoras contra o Coronavírus, a servidores do Hospital Universitário de Mato Grosso do Sul. A entrega de 100 unidades do modelo PFF1 - S (com válvula) foi feita à chefe da Unidade de Enfermagem Assistencial da Humap-UFMS/Ebserh, Lurdes Regina Barbosa Areco, com o propósito de distribuir para servidores de diversos setores do hospital, inclusive pessoal de limpeza e serviços gerais.

A iniciativa do SISTA-MS de investir cerca de R$ 2 mil na compra desses equipamentos foi movida exclusivamente pelo clamor dos Servidores Federais de Regime Jurídico Único e dos Trabalhadores Públicos de Regimes Celetista que denunciaram ao sindicato que não estariam recebendo equipamentos adequados de proteção contra o Coronavírus.

Aliás, as denúncias e reclamações de profissionais do hospital, de médicos e enfermeiros ao pessoal de manutenção e serviços gerais, nesse início de semana é a mesma dos dias anteriores: o hospital não está cuidando da saúde dos servidores e trabalhadores. Ao contrário do que a direção da instituição afirma em “Nota de esclarecimento” publicada no Instagram na segunda-feira, ao tentar denegrir a imagem do SISTA-MS que publicou na semana passada que teria adquirido dezenas de máscaras que seriam distribuídas diretamente aos trabalhadores em seus locais de lotação. Também em nenhum momento o sindicato afirmou que as repassaria à direção do hospital, que criticou o sindicato por não procurá-la. Em nenhum momento essa foi a intenção. Como inclusive isso se deu hoje, direto com servidores. Além disso, tem a questão de português também, pois a nota do SISTA-MS afirmou apenas que havia adquirido e que elas “seriam” entregues aos servidores, como de fato foram, neste dia 30.

O SISTA-MS permanecerá firme e vigilante nesse período crítico em que o Brasil e o mundo atravessam por conta do vírus COVID-19. Insistimos sim que a direção do Humap-UFMS/Ebserh precisa redobrar sua atuação em benefício não apenas da comunidade que necessita muito de sus serviços, como também e principalmente de seus servidores, de médicos, do corpo de enfermagem a faxineiros, cujas vidas precisam ser preservadas com o fornecimento de todo EPI necessário e em abundância, obedecendo as recomendações técnicas de utilização e descarte desses equipamentos. O que não pode mais acontecer é como temos sido  informados de que médicos e outros profissionais estariam custeando seus próprios equipamentos de proteção, quando isso deveria ser feito pela direção do hospital.

Temos assistido a situação de adoecimento e morte de muitos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente combatendo essa doença que tem nos assolado. Não podemos ficar inertes diante dessa catástrofe. Enfatizamos, que a atuação do SISTA será sempre em defesa do trabalhador e não mediremos esforços para garantir a proteção e a vida de todos que se dedicam a assistência da população brasileira nesse momento sombrio que atravessamos. Lamentamos imensamente essa atitude de criticar o apoio oferecido pelo SISTA, por parte da superintendência do HUMAP/EBSERH. É fato que mundo passa por uma situação de escassez de EPIs aos profissionais de saúde que enfrentam bravamente essa pandemia. Não é nenhuma vergonha admitir e aceitar que precisa de ajuda nesse momento, principalmente de uma entidade parceira que sempre representou com dignidade a UFMS e seus servidores. O Sista sempre combateu qualquer tipo de fake news e não admitiremos acusações infundadas por parte de pessoas que não sabem o significado de palavras como solidariedade e empatia.

No mais, reafirmamos aos trabalhadores da UFMS e HU (ativos, aposentados e pensionistas) que apoiem o SISTA-MS em luta incansável luta em defesa dos trabalhadores e servidores. Participem das nossas assembleias e eventos para tornarmos forte essa entidade que, de fato, os representa e luta pelos seus interesses, como por melhores salários e melhores condições de trabalho e de vida.

 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo