15 de Maio de 2023 às 10:33

SISTA-MS e Adufms reivindicam criação de melhor ambiente e condições de trabalho para os(as) trabalhadores(as) terceirizados(as) do Campus de Três Lagoas

Compartilhe

A + A -
Os(as) Coordenadores(as) do SISTA-MS da Seccionald e Três Lagoas Gleice Carlos Nogueira Rodrigues, Belisa Bordin de Sales, Josilene Moreira Silveira, Dori Edson Lopes, Lucas Alexandre de Moura Bocato e a Diretora da Adufms Kaely Virgínia de Oliveira Saraiva protocolaram em abril, o oficío com a reivindicação da criação de melhor ambiente e condições de trabalho para os(as) Técnicos(as)-Administrativos, Docentes e Tralhadores(as) terceirizados(as), especialmente da limpeza.
A preocupação das entidades é pela valorização profissional, para que os(as) trabalhadores(as) tenham um ambiente de trabalho saudável para os(as) terceirizados(as), especialmente dos serviços de limpeza do Câmpus de Três Lagoas. Esses(as) trabalhadores(as) já vivem em condições que caracterizam superexploração da força de trabalho como as longas jornadas (44 horas semanais) e a baixa remuneração e não tendo um ambiente de trabalho adequado para descanso durante o horário de almoço e a realização de refeições.
O assunto foi tratado em assembleia realizada pelo SISTA-MS, no dia 13 de abril e contou com apoio dos servidores presentes.

✅ Veja a principais reivindicações:

- A adequação das atuais salas das intérpretes de libras para descanso dos trabalhadores da limpeza nos horários de almoço, já que há uma demanda das servidoras Priscila e Michelle passarem a ocupar a antiga sala de videoconferência, onde já desempenham parte de suas funções. Essa sugestão também se justifica pelo referido espaço dispor de dois ambientes, que podem ser separados entre masculino e feminino.
- A remoção de uma mesa grande que acompanha bancos para substituir as atuais mesas velhas utilizadas na Unidade II. Sugerimos verificar a possibilidade de utilizar a que fica localizada na área externa perto do Bloco do Finep, tendo em vista que os estudantes e servidores que a utilizam já possuem acomodações em salas de trabalho e laboratórios.
- A adequação e acolhimento dos trabalhadores terceirizados no Espaço Convivas, deixando evidente para os mesmos que também podem utilizar esse ambiente.
- A disponibilização de um micro-ondas na Copa da Unidade I.
- A disponibilização de um ambiente com aparelho de ar condicionado para descanso na Unidade I.
Ainda que possa não haver obrigações contratuais em relação ao tema, acreditamos que valores como o respeito, a dignidade da pessoa humana, a igualdade entre os trabalhadores e o valor social do trabalho devem prevalecer no âmbito da Universidade Pública.
A proteção à dignidade humana e o valor social do trabalho estão em especial insculpidas na Constituição Federal de 1988, em seu art. 1ª, incisos III e IV, e a previsão de locais adequados para refeições está regida a partir do item 24.5 da Norma Regulamentadora nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Reconhecemos que para os trabalhadores vigilantes e motoristas houveram melhorias recentes em seus locais de trabalho e nos colocamos à disposição para contribuir nos avanços necessários para o acolhimento dos trabalhadores da limpeza que, também, são essenciais para o funcionamento da nossa UFMS.
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo