18 de Março de 2020 às 07:52

SISTA-MS e Adufms se reúnem com Reitoria da UFMS para tratar do CORONAVÍRUS

Compartilhe

A + A -


Os coordenadores do Sista, Waldevino Basílio e Cléo Gomes se reuniram no final da tarde e ontem(17) com o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo e outros membros da administração da universidade para tratar de medidas de proteção dos servidores contra o coronavirus. A preocupação das duas entidades de classe é com a saúde de todos que frequentam e trabalham nos campus da universidade, em especial os técnicos administrativos, professores e acadêmicos.

O Sista-MS tem uma preocupação especial também com os campus das regiões de fronteira (Ponta Porã e Corumbá), áreas de maior vulnerabilidade ao vírus. Cléo Gomes solicitou que todas as atividades nessas localidades sejam suspensas imediatamente.

Waldevino Basílio disse também que o Sista-MS se preocupa também com os terceirizados. “Nós tínhamos pedido a suspensão total das aulas, mas analisamos que tem setores onde não será possível. Então precisamos pensar no revezamento e nos pais com filhos pequenos que estão ficando em casa sozinhos”, afirmou.

A vice-reitora esclareceu que essa questão já foi discutida pelo Comitê Operativo de Emergência - COE/UFMS, está prevista na Portaria n. 405/2020 e está sendo tratada por cada Unidade, com apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Segundo ela, o formulário de teletrabalho já está no SEI e que cada direção da unidade irá conduzir o processo, de maneira tranquila e harmoniosa, assegurando, de imediato, a segurança dos grupos de risco e todas as situações específicas.

O COE é formado por um grupo de especialistas de várias áreas, professores e técnicos de diversas áreas estratégicas, e tem atuação técnica pontual em situações de saúde de repercussão nacional e acompanhamento de boletins epidemiológicos para contribuir com a tomada de decisões da Reitoria. São médicos, infectologistas, equipe técnica do Hospital Universitário, pessoas muito bem preparadas para auxiliar a Reitoria na tomada de medidas adequadas no momento correto, garantiu a administração.

INFORME DA UFMS - A UFMS divulgou em seu site a seguinte nota a respeito das medidas preventivas ao coronavirus:

A UFMS vai substituir as aulas e as atividades presenciais por Estudos Dirigidos com uso de ferramentas de Educação a Distância (EaD) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no período de 17 de março a 17 de abril de 2020. A medida vale para todos os cursos de graduação e de pós-graduação de toda a Universidade.

A decisão foi tomada após reunião do Crie (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino) realizada hoje (16) à tarde. As unidades devem orientar estudantes e professores a utilizarem as ferramentas e os recursos disponíveis. A critério dos Dirigentes das Unidades da UFMS, a substituição poderá ser aplicada às atividades práticas e estágios.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) prepararam tutoriais e cursos para auxiliar os professores na condução das disciplinas.

O reitor Marcelo Turine assinou portaria hoje que estabelece as diretrizes e orientações para o período, e suspende o deslocamento de servidores, todos os eventos, reuniões presenciais de colegiados e conselhos, e os atendimentos à comunidade externa. Todas as bibliotecas funcionarão somente para empréstimos e devolução de livros e/ou materiais bibliográficos, excluindo as atividades de estudo e permanência.

A portaria também institui a modalidade de teletrabalho para servidores da UFMS, compulsória para maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, e nos demais casos a critério da unidade. Além disso, determina a substituição imediata da leitura biométrica do registro de frequência pelo Passaporte UFMS.

“Todas essas medidas demonstram a preocupação da Administração com a comunidade universitária. Temos de ter serenidade e cuidado com as pessoas. As medidas visam contribuir com a redução da disseminação da doença, evitando aglomeração e mobilidade, e mantendo a Universidade em atividade”, afirmou.

As medidas têm sido discutidas com as Direções das Unidades desde a semana passada. Ontem (16) a presidente do COE/UFMS, a vice-reitora Camila Ítavo realizou reuniões presenciais com todas as unidades da Cidade Universitária e por videoconferência com todos os campus para acompanhamento e orientações.

A UFMS segue a orientação da autoridade sanitária e os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério da Economia em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no país, conforme análise e recomendações do Comitê Operativo de Emergência/UFMS.

Mais informações acesse o portal ufms.br/coronavirus.

 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo