Representantes do SISTA-MS participaram da Oficina de Turbantes organizada pela Fasubra Sindical, realizada no auditório do Sindsep-DF, em Brasília. Estiveram presentes Aparecida dos Anjos (Secional Três Lagoas), Maria Aparecida Mota, Maria Margarida, Luiz Correia e Odair (Ventania).
A Oficina Preparatória para a Marcha Nacional das Mulheres Negras reuniu mulheres das entidades de base em um importante momento de organização, criação e fortalecimento da identidade coletiva. Durante a atividade, as participantes confeccionaram turbantes e cartazes que foram utilizados na marcha, simbolizando resistência, ancestralidade e afirmação das pautas das mulheres negras.
O ambiente foi marcado pela troca de experiências, solidariedade, fortalecimento dos vínculos e construção conjunta de estratégias de mobilização, evidenciando a força da organização das mulheres no movimento sindical.
Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora da Mulher Trabalhadora da FASUBRA, Rosângela Costa, e pela coordenadora-geral, Ivanilda Reis, que reforçaram a importância da presença ativa das trabalhadoras na luta antirracista e na Marcha das Mulheres Negras.
A oficina integrou o conjunto de atividades organizadas pela Fasubra em preparação para o dia 25 de novembro, data marcada mundialmente pela luta contra a violência às mulheres, que no Brasil ganha ainda mais força com a mobilização das mulheres negras nos espaços públicos e de decisão.
A participação do SISTA-MS reafirma o compromisso do sindicato com a luta antirracista, a valorização das mulheres e o fortalecimento das ações coletivas em defesa da igualdade e dos direitos sociais.
Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados