18 de Setembro de 2012 às 10:15

SISTA na luta por eleições limpas e livres: “Eleitor não é gado para ter voto marcado”

Compartilhe

A + A -

Dirigentes da Fetems, SISTA  e DCE  cobram no MPF intervenção para eleições limpas
O SISTA/MS é signatário de um manifesto contra o patrulhamento eleitoral de servidores públicos e de outras categorias e segmentos sociais. Além de assinar um documento exigindo eleições limpas e sem perseguição, a coordenação do sindicato foi até o Judiciário e o Ministério Público exigir providências contra quem usa o poder para pressionar o eleitor para votar neste ou naquele candidato.
Os movimentos sociais, sindicais e estudantis de Mato Grosso do Sul estão dando continuidade à luta por eleições municipais limpas e democráticas neste ano. No final do mês passado, os dirigentes se dirigiram ao Ministério Público Federal (MPF) para uma reunião com a procuradora responsável pela área eleitoral, Danice Vanessa, para solicitar que o MPF também se posicione em relação a possível coação eleitoral de servidores públicos estaduais, por parte do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).
Lucivaldo Alves dos Santos, da coordenação geral do SISTA/MS participou das audiências e reforçou a posição das entidades pela liberdade de escolha do eleitor. “O eleitor, especialmente os servidores públicos, de todas as esferas de governo, não pode continuar sendo tratados como gado, obrigados a ter seu voto marcado”, assinala o dirigente.
Na ocasião a procuradora afirmou aos dirigentes sindicais que o MPF tomará as providências que cabem a essa instância e que os movimentos sociais estão certos e cumprindo o seu papel ao cobrar dos órgãos públicos de segurança eleições limpas e democráticas.
Além do MPF, os dirigentes sindicais protocolaram um documento sobre o caso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual (MPE) e Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB-MS).
Os movimentos sociais, sindicais e estudantis que assinam o documento e participam da movimentação são os seguintes: FETEMS,: CDDH (CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA E DOS DIREITOS HUMANOS "MARÇAL DE SOUZA TUPÃ-Y"), DCE UFMS (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de MS), Sindicato dos Bancários de Campo Grande, ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Professores), SISTA - UFMS (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino de Mato Grosso do Sul), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS/MS), MST – (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA / MATO GROSSO DO SUL), SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS / MATO GROSSO DO SUL, CUT/MS (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul), FETRICOM/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de MS), Sinttel/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do estado do Mato Grosso do Sul) e Sindicato dos Vigilantes de Campo Grande e Região.

--

Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo