|
Delegação do SISTA/MS no Seminário Internacional de técnicos administrativos, na Câmara dos Deputados, em Brasília |
Uma delegação do SISTA/MS participa em Brasília do Seminário Internacional: Autonomia e Democracia nas Universidades e o Papel dos Hospitais Universitários. O evento acontece nos dias 1 e 2 de março no plenário 1 da Câmara dos Deputados e é organizado pela Fasubra Sindical e pela Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades das Américas (Contua).
O encontro tem a participação de representantes dos trabalhadores das universidades de países das Américas do Sul e Central. De acordo com Lucivaldo Alves dos Santos, a delegação do SISTA participa do seminário com representantes da Argentina, Uruguai, Colômbia, Guatemala, Equador, Nicaragua, Costa Rica e Panamá, além de delegações de diversas universidades brasileiras. “É um evento importante porque estamos tendo a oportunidade de discutir assuntos de relevância para os trabalhadores das universidades em termos de Continente”, comenta o coordenador geral do SISTA/MS.
Já para Paulo Henrique dos Santos, da coordenação da Fasubra Sindical, o seminário internacional supera as expectativas pelo número de países participantes. Conforme o dirigente, o principal ponto de debate e deliberações neste seminário é no sentido de aumentar a autonomia e, principalmente, a participação dos trabalhadores dentro da Administração das universidades. “Atualmente nossa participação, quando existe, está restrita no aspecto acadêmico dentro dos conselhos universitários, mas ainda é muito tímida no processo de gestão delas”, assinala Paulo Henrique.
Paulo Henrique cita como exemplos de democracia, transparência e participação dos trabalhadores das universidades públicas da República Dominicana. “Lá, além da autonomia e participação dos trabalhadores das instituições de ensino em suas gestões, o Conselho Universitário também tem a atuação decisiva da sociedade, que tem poder de voto e de fiscalização on line da gestão”, exemplifica o dirigente da Fasubra.
DELEGAÇÃO DE MS
Os representantes dos trabalhadores das universidades de MS em Brasília neste seminário internacional são os técnicos administrativos Valdecy de Sousa Oliveira (Aquidauna), Lucivaldo Santos (Campo Grande), Itacil dos Santos, Maria Luiza Tegon (Três Lagoas), Luiz Carlos Figueiredo (Corumbá) e Alexandre de Souza (Dourados).