13 de Março de 2015 às 10:33

SISTA participou de ato e plenária nacional

Compartilhe

A + A -
Delegados Adilson, Nelson e Euclydes durante manifestação no centro do Rio de Janeiro no dia 6 de março
Delegados representando o SISTA/MS participaram de ações políticas e sindicais no Rio de Janeiro no final da semana passada. Eleitos para participarem da Plenária Nacional da Fasubra nos dias 7 e 8 de março, eles também atenderam convocação da Federação e participaram no dia 6 de um ato público na capital fluminense.

 A concentração da manifestação no dia 6 foi na Praça da Cruz Vermelha, com intervenções dos coordenadores da FASUBRA, de vários sindicatos e lideranças presentes, de onde teve início uma passeata saindo pelas ruas do Rio de Janeiro  até o prédio da Petrobrás.
 Vista parcial geral da plenária nacional da Fasubra na abertura, dia 7 de março


A abertura da plenária nacional foi marcada com atividades alusivas ao Dia da Mulher, com a mesa sendo composta  por mulheres,  sendo uma representante de cada força política da federação com debate político sobre vários assuntos inerentes ao tema.  
Ficou evidente que o governo ainda não tem uma política específica para as mulheres e sempre faz barganhas dos direitos para garantir apoio. Também foi defendido que o debate político na luta deve ser apartidário, bem como foi exigida a paridade entre homens e mulheres na composição da direção da Fasubra, já que a luta é por direito iguais.
No período da tarde foi feita a apresentação e prestação de contas da Federação.
No dia 9 a plenária teve início com a Avaliação de Conjuntura, tendo mais de 90 inscritos para o debate com varias intervenções de apoio ao governo e ao mesmo tempo contra, com encaminhamentos e propostas para deliberação.
No período da tarde foram encaminhadas as propostas para aprovação, algumas até em bloco por haver consenso. Uma das propostas mais polêmicas foi a participação nos atos do dia 13 e dia 15 de março, que teve de ser retirada de pauta por ter trazido uma discussão muito acirrada. Sem acordo, ficou decidido que cada um tem o livre direito de participar democraticamente, mas sem levar as bandeiras dos sindicatos e nem da Federação.
As propostas de consenso foram as seguintes: Contra o golpe na Democracia; Paralisação nos dias 7,8 e 9 de abril; e Greve para segunda quinzena de maio. Todas as propostas aprovadas serão disponibilizadas em um Calendário de Lutas da Federação.
Participaram pelo SISTA dos eventos no Rio de Janeiro os delegados eleitos pela base Adilson Oliveira e Euclydes Oliveira, Nelson Dias (seccional Aquidauana) e o coordenador geral Márcio Saravi de Lima, representando a direção do sindicato.
(Ascom SISTA com informações e fotos de Márcio Saravi)
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo