O governo Bolsonaro segue firme em sua empreitada de destruição dos serviços públicos e, principalmente, das carreiras do funcionalismo. Instrução normativa emitida pelo Ministério da Economia, de 29 de agosto, vai precarizar ainda mais as progressões por mérito profissional, conquista da categoria dos TAEs prevista em lei. Em síntese, a IN 62/2022 altera o intervalo para mudança de padrão de vencimento de 18 para 24 meses – seis meses a mais. A Fasubra, bem como o SISTA-MS e demais entidades ligadas aos servidores públicos federais, estudam alternativas jurídicas e políticas para barrá-la.
Numa tentativa de se fazer a maior divulgação possível da nossa Carreira, bem como, de difundir o máximo sobre de como ela foi constituída, o SISTA-MS – Sindicato dos Trabalhadores da UFMS e IFMS –, está convocando os(as) trabalhadores(as) da UFMS e IFMS para participarem do Seminários que irá acontecer nos dias 26 e 27 de setembro, que tem como objetivo de fazer o maior nivelamento de informações advindas de outras instituições, Comissões e de negociações com os Governos.
Crescer na carreira de TAE é um objetivo comum à categoria. No entanto, segundo a legislação que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11.091/2005), há, atualmente, apenas duas formas para que isso aconteça: por meio da Progressão por Mérito Profissional ou da Progressão por Capacitação Profissional.
Participarão desse Seminário os(as) convidados(as) Técnicos Administrativos Marcelo Rosa (Universidade Federal do Espírito Santo) e Vânia Helena Gonçalves (Universidade Federal de São Carlos), ambos do quadro da FASUBRA, membros da CNSC (Comissão Nacional de Carreira) que são experientes na discussão sobre a Carreira dos técnicos administrativos das Universidades e Institutos Federais.
Veja a Programação:
- PCCTAE histórias e lutas;
- Atuação da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira-CNSC e Oficinas sobre a Comissão Interna de Supervisão de Carreira,
- Além de uma apresentação do Representante local do GT Carreira, Walter Gomes de Souza, fazendo um breve histórico de como foi realizado os trabalhos nas comissões de enquadramento, reenquadramento dentre outras demandas.