Diego Gonçalves faz balanço da mobilização dos trabalhadores das universidades brasileiras durante o congresso
O SISTA/MS teve participação efetiva no XI Congresso Estadual da CUT (CECUT), realizado no final de semana passado (17 a 19) em Campo Grande. O sindicato elegeu oito delegados, que debateram questões importantes nas mesas de interesse e também fizeram intervenções importantes durante a plenária do congresso.
Walter Sousa destaca liberdade e autonomia sindical, ao lado de Luis Carlos Vasconcelos e Delfino (Corumbá)
O delegado Walter Gomes de Sousa, coordenador de Formação Política do SISTA, defendeu durante o congresso pontos importantes em relação ao movimento sindical. Em sua fala durante a plenária do CECUT, Walter ressaltou a importância da unidade entre as diferentes forças dentro do movimento para fortalecer a luta contra a exploração patronal. Por outro lado, ele foi enfático ao defender a autonomia e liberdade sindical como base para um movimento forte e independente.
Lucivaldo Santos (E), do SISTA/MS, durante uma de suas intervenções junto a Mesa Diretora do XI CECUT
Já Diego Gonçalves, da pasta de Políticas Sociais do SISTA e membro da direção da Fasubra, aproveitou o CECUT para fazer uma avaliação da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais, detalhando principalmente as mobilizações dos trabalhadores em educação das universidades brasileiras.
Além de Walter e Diego, a delegação do SISTA ao CECUT foi formada ainda por Lucivaldo Alves dos Santos, Deise Moreira, Nena Sousa, Karine Segatto (Dourados), Delfino (Corumbá),Juarez Mendes de Souza, Luis Carlos Vasconcelos e Tito Coene.
Tito Ademar Coene (e) e Juarez Mendes de Souza (d), delegados do SISTA/MS acompanham debate no XI CECUT