A Coordenação Estadual do SISTA/MS inicia, a partir deste mês de janeiro, uma nova etapa em sua atuação. A entidade vai investir na formação dos dependentes de seus filiados, oferecendo cursos preparatórios para concursos. Além do público alvo, o SISTA vai procurar contemplar ainda os trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços às instituições federais de ensino, para que eles também tenham ascensão profissional e diminua a precarização da mão-de-obra.
|
Imagem Ilustrativa |
Inscrições para o primeiro curso preparatório para concursos do SISTA terminam no dia 14
Preparação
A intensa procura por uma vida profissional estável e com salários atraentes, têm levado milhares de indivíduos a prestar, todos os anos, concursos públicos existentes no país. A informalidade de diversas profissões (com salários baixos/instáveis), e a alta taxa de desemprego tem feito com que a procura pelos concorridos empregos na área estatal aumente gradualmente. Até duas décadas atrás, o candidato iniciava seus estudos assim que o edital era publicado. Atualmente, sendo profissões/cargos extremamente concorridos e com a profissionalização destes concursos públicos (concursos públicos são obrigatórios por força da Constituição Federal de 1988), os melhores candidatos passam anos estudando seja em cursos preparatórios ou por intermédio de livros técnicos, visando a sua própria aprovação.
A relação candidato/vaga aos concursos públicos torna-se, a cada ano, mais alta em vista da grande procura por estes concursos. Esta relação candidato/vaga é ainda mais alta em relação aos principais cursos universitários existentes no Brasil.A concorrência (relação candidatos/vagas) em concursos públicos chega a ser, em muitos casos 08 vezes maior que em relação ao processo seletivo dos vestibulares do sistema Fuvest, Unicamp e do Instituto Tecnológico Aeroespacial – ITA. Apenas para exemplificar, o concurso público realizado pelo Banco do Brasil (cargo de escriturário, realizado em 2000) mobilizou em torno de 1,3 milhão de pessoas inscritas que disputaram 9000 vagas, em todo o Brasil. Média de 470 candidatos por vaga.
Portanto, não deixe esta chance passar despercebida. Prepare-se com o curso preparatório que o SISTA/MS vai realizar a partir deste mês de janeiro, em parceria com professores renomados e de reconhecida formação no mercado.