O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de MS (SISTA/UFMS) completa neste dia 30 de junho seus 28 anos de criação. Fundado em 1.989, o sindicato é a referência das principais conquistas na carreira dos trabalhadores/as da universidade.
Criado com o primeiro nome de SISTA-UFMS, expandiu sua atuação com o advento da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) se tornando o SISTA/MS. Desde que foi criado, o sindicato esteve sempre na lideranças das principais lutas de interesse da categoria.
PLANO DA CARREIRA
A maior conquista do sindicato em sua trajetória foi a luta pelo Plano de Carreira, que se tornou lei em 2.005, depois de intensa mobilização nacional da Fasubra, com a participação do SISTA/MS. A lei 11.091/2005 deu finalmente segurança jurídica aos trabalhadores, como a estabilidade e outros mecanismo de defesa da carreira e a garantia de remuneração mais adequada que no passado.
No final de 2.012, outra lei - 12.772 - foi sancionada pelo governo federal, que é a da qualificação e capacitação, que garante progressão salarial para os trabalhadores/as que investem principalmente na formação superior. A exemplo da lei do plano, a do incentivo a capacitação também foi fruto de muita mobilização e greves da categoria.
Programa de Saúde
Outra luta conquista importante em que a luta do SISTA foi determinante é a que manteve o Programa de Assistência à Saúde (PAS/UFMS), que em 2005 corria o risco de ser extinto e os trabalhadores ficariam sem cobertura de atendimento em saúde. Foi uma batalha de quase dois anos de idas e vindas a Brasília e muitas negociações internas com a administração central da época, que dava sinais claros para a extinção do programa.
Atualmente, o modelo de financiamento do PAS/UFMS é único entre as universidades brasileiras e ele se diferencia ainda por oferecer atendimento na área odontológica e outras especialidades da saúde, como fonoaudiologia e psicologia. O programa tem acompanhamento e fiscalização dos trabalhadores, mas numa proporção menor que era no passado.