Da esquerda para direita, Ruy Maciel, um dos fundadores; Lucivaldo Santos, do SISTA/MS, advindo da Assufms; e o atual presidente da entidade, Sebastião Barros
A Associação Recreativa dos Servidores da Universidade Federal de MS (ASSUFMS) completa neste dia 3 de abril 35 anos de fundação. Ela foi criada seis meses e três semanas depois da criação do Estado de Mato Grosso do Sul. A entidade é uma das mais antigas do MS e também a que tem um dos maiores quadros associativos do Estado.
O SISTA/MS, que é remanescente da ASSUFMS, faz questão de se unir a sua atual diretoria e, principalmente, aos associados, para cumprimentar a todos por essa data que é um marco na história associativa dos trabalhadores da UFMS.
Da associação também nasceu o SISTA/MS, depois da primeira grande greve dos trabalhadores em 1.985, coordenada pela associação. Depois deste movimento, decidiu-se pela criação do sindicato, já que a associação foi criada pera outra finalidade, que é a recreativa.
Remanescente da UEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso), a entidade é rica em história e o crescimento de seu patrimônio é a principal marca nestes 35 anos de existência. De uma pequena sala na biblioteca, a uma imponente sede de 15 mil metros quadrados, localizada no Jardim Universitário.
HISTÓRIA
A ASSUFMS nasceu do desejo e determinação der seis pessoas, no ano de 1.977, ainda na época do Mato Grosso Uno. Assinaram o manifesto de criação João Agostinho de Oliveira (em memória), Josélio de Barros, Maristela Pereira da Rosa, Neuza Miranda e Silva, Orlando Brito de Alencar e Ruy Reginaldo Tranches Maciel.
Quem conta um pouco da história do nascimento da entidade é Ruy Reginaldo Tranches Maciel, aposentado da UFMS desde 2003, depois de passar por praticamente todos os cargos dentro da instituição, inclusive a pró- reitoria de Administração. Segundo Ruy, a entidade nasceu inovando na época, elegendo uma mulher como a primeira presidente, Neuza Miranda.
HOMENAGEM
Para marcar os 35 anos de criação, a atual direção da ASSUFMS vai promover uma solenidade de homenagens nesta quarta-feira, 3 de abril, dia de seu aniversário. O ato festivo acontece a partir das 8h no anfiteatro da Faculdade de Odontologia da UFMS (Faodo) e vai homenagear dirigentes que passaram pela entidade, bem como outras personalidades que foram importantes na construção de sua história. “Vamos fazer um tributo à história de nossa associação”, informa o presidente Sebastião Barros.
Além da solenidade neste dia 3, a diretoria da entidade programou atividades esportivas e recreativas durante o mês de abril, também alusivas às três décadas e meia de fundação. As atividades serão desenvolvidas na sede da ASSUFMS nas sextas-feiras de abril (5, 12, 19 e 26), com torneios de bocha, sinuca, truco e futsal.