Walter Sousa ladeado por Benedita e Deise (e) e Cida Motta e Cornélio (d): Aposentados na direção e compromisso com a categoria
O SISTA/MS tem um histórico de lutas em favor dos aposentados e também não abre mão desta parcela de trabalhadores na coordenação do sindicato. Neste dia 24 de janeiro, Dia do Aposentado, a Coordenação Estadual do SISTA reafirma o compromisso de continuar a luta por melhores condições de vida.
A atuação em favor dos aposentados foi ressaltada durante evento festivo nesta quinta-feira, no Armazém da Sicredi, que reuniu mais de uma centena de trabalhadores. Os coordenadores do sindicato marcaram presença na confraternização e, de maneira interativa, mostrou que a luta continua e que estes trabalhadores têm que continuar mobilizados.
Walter Gomes Sousa, da Coordenação de Educação e Formação Sindical, usou o espaço concedido ao SISTA para falar da luta do sindicato e da participação dos aposentados em sua história. Ele também falou da importância de cada um na vida dos mais jovens e a contribuição que os aposentados de hoje deram na construção e consolidação da UFMS. “Nossos aplausos para vocês, hoje e sempre”, destacou o sindicalista.
Walter aproveitou também para apresentar os coordenadores aposentados do sindicato que representam a categoria na direção da entidade. Deise Costa e Cida Motta, da Coordenação de Aposentados, e também Cornélio Espinosa e Benedita Figueiredo da Silva (suplentes de direção), citando eles como referência para o atendimento de suas demandas. “Estes companheiros representam vocês na direção do sindicato, que desde sua criação nunca abandonou os aposentados”, assinalou.
"Brincadeira do Chapéu" envolveu aposentados presentes e deixou atividade festiva muita mais afetiva
Em seguida, o representante do SISTA fez a “brincadeira do chapéu”, promovendo a interatividade com a plateia, cujos membros anunciavam publicamente a admiração por amigos e companheiros. Este momento aproximou ainda mais os aposentados e tornou a ocasião festiva muito mais afetiva.
TABELA
Lucivaldo Alves dos Santos, da coordenação geral do SISTA/MS, falou de como fica a tabela salarial dos aposentados após as conquistas obtidas na greve de 2012. Ele falou das dificuldades em garantir mais conquistas para esta parcela dos trabalhadores, mas o sindicato e a federação nacional (Fasubra Sindical) não fecham acordo em separado. “Muitas vezes o governo tenta negociar apenas com que está na ativa, mas nós não aceitamos esta manobra”, ressalta Lucivaldo, citando que no mento está se travando novamente uma luta para não deixar os aposentados fora do acordo da greve de 2012.
Lucivaldo Santos fala aos aposentados de como fica a tabela salarial após o acordo da greve de 2012
O coordenador do SISTA também informou sobre o Encontro Nacional de Aposentados e de Assuntos da Aposentadoria, ocorrido em dezembro em Brasília. “Fomos um dos coordenadores deste importante encontro promovido pela Fasubra e que definiu um plano de ações e de lutas”, pontuou o sindicalista.