Márcio Saravi, Sonia Santarosa, Joaquim de Souza e Maria Arcanjo, da direção do SISTA/MS
Uma delegação do SISTA/MS participa de 18 a 22 de novembro do curso anual do Núcleo Piratininga, no Rio do de Janeiro. Neste ano o tema do curso é "A Mídia de Esquerda contra o Conservadorismo no Brasil".
O evento discute e forma lideranças para realização de mídias alternativas, contrapondo o modelo consolidado pelos meios de comunicação tradicionais que, invariavelmente, representam o pensamento de quem paga.
José Arbex, da PUC/SP. durante palestra no curso do Núcleo Piratininga de Comunicação
Segundo José Arbex, está em curso no Brasil um massacre da juventude negra baseada no racismo e nada é falado sobre isso. "Elas são executadas pelo Estado. É uma realidade que não emerge, não aparece na mídia e não é porque os cara da mídia são burros ou não sabem. É porque não há interesse. Estamos numa encruzilhada civilizatória. Há um cisão da humanidade feita a partir de uma operação ideológica narrativa discursiva para um determinado bloco civilizatório que oculta o outro, os invisíveis que não reconhecemos nem o direito à vida no Brasil. Quando falo que temos zona as da Síria no Brasil as pessoas se espantam. Mas é só andar pouco que você se depara com ela", observa o professor..