Técnico-administrativos em educação de todos os estados do país devem participar nesta quinta-feira (17/5), da Caravana à Brasília, organizada pela Fasunbra Sindical. O SISTA/MS participa deste movimento nacional e enviou um ônibus com uma comitiva de servidores, que embarcou rumo ao Palácio do Planalto na tarde de quarta-feira (16)
O evento tem mobilizado todos os sindicatos da base da Fasubra Sindical para forçar o Governo a rever o Acordo da Greve de 2007 e conceder reajuste. Os trabalhadores das universidades brasileiras integram a Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais que têm encontrado dificuldades para avançar nas negociações da pauta conjunta da campanha, principalmente no que tange a reajuste salarial e valorização dos benefícios. O Governo vem sinalizando muito de leve com a elevação de benefícios, mas somente para 2013, o que não tem agradado o funcionalismo.
Dia 02/5, a Fasubra Sindical participou da reunião do Fórum das Entidades do Serviço Público Federal, cuja pauta foi o repasse dos informes acerca da última reunião havida com a Secretaria de Relações do Trabalho Humanos do Ministério do Planejamento, a avaliação do Dia Nacional de Lutas em 25/4 e definição de encaminhamentos.
Na reunião foi discutida uma tabela onde se estudou o impacto da inflação (10,58%) e da variação do PIB (10,40%) sobre a despesa com pessoal estimada pelo governo federal em 2012.
Na avaliação das entidades sobre a reunião do dia 24/4 com a Secretaria de Relações do Trabalho o governo tem variado o discurso para tentar ganhar tempo dizendo aos sindicalistas que só apresenta pauta na mesa conjunta e, na mesa conjunta, argumentando que só apresentará proposta nas mesas específicas.
Diante disso, o Fórum chegou à conclusão de que apenas uma greve unificada pode surtir o efeito de provocar o governo a apresentar uma proposta concreta ao funcionalismo. Como encaminhamentos, foi retirado que o Fórum deve elaborar uma proposta melhor de reposição e correção das carreiras; agendamento de futura reunião dia 16/5.
Também está definido um calendário de atividades, que é o seguinte:
17/05: Dia Nacional de Luta (Caravanas a Brasília)
30/05: Prazo final para que o governo apresente ao conjunto dos servidores proposta concreta de valorização salarial
05/06: Caravana à Brasília do conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal, com Plenária do Fórum das Entidades dos SPF´s.
11/06: Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo.
(Fonte: Assessoria com Fasubra)