20 de Novembro de 2018 às 11:03

Sista/MS participa de reunião na Fasubra que sugere novas manifestações públicas

Compartilhe

A + A -


O Sista/MS participou de reunião ampliada da direção do FASUBRA, no dia 11 de novembro, que tratou de alguns assuntos importantes para os servidores de universidades públicas brasileiras, como a realização de uma frente ampla da educação em todos os Estados, como forma de chamar a atenção do governo federal para adotar medidas em favor da categoria. Nivalci Barbosa de Oliveira, Coordenador de Administração e Finanças, foi quem representou o sindicato em Brasília.

Uma das ideias aprovadas  nesse encontro foi a realização de manifestações públicas em todo o país, nos dias 22 de novembro e dias 4 e 5 de dezembro, para discutir os ataques do governo aos servidores públicos.

Ficou bastante evidenciada também, nesse encontro, a necessidade do movimento sindical avaliar o quadro que começa ser delineado para vigorar a partir do próximo ano, quando o novo governo tomar posse.

A Fasubra vai se organizar e mobilizar também os sindicatos de todo país para realização de uma plenária no início do ano que vem, para estabelecer uma pauta de luta pelo movimento. “Ficou muito claro a preocupação de todos com relação às ameaças que nos reservam a partir de 2019. Por isso será muito importante estabelecermos uma agenda de luta pelo menos para 2019”, afirmou Nivalci de Oliveira.

ENSINO – A federação também informou que no Fórum Popular de Educação, realizado dias 29 e 30 de outubro em Brasília, com a presença de 35 entidades, se discutiu toda educação básica e superior e a falta de investimentos do governo em material e pessoal para as escolas e universidades.

Esse tema também será uma das bandeiras de luta do movimento sindical em todo país nos dias 4 e 5 de dezembro. A Fasubra orienta que os sindicatos busquem o apoio também dos reitores nessa luta que é em benefício de todos, do ensino brasileiro, de qualidade.

Na avaliação geral nesse encontro da federação, ficou claro que é opinião geral de que o novo governo eleito virá com tudo para aprovar uma reforma da Previdência Social prejudicial aos trabalhadores brasileiros. O novo governo deverá ser mais duro que Temer no tocante às aposentadorias.

NOSSA VOZ – O Sista/MS, por intermédio de seu coordenador de Administração e Finanças teve vez e voz nesse encontro da Fasubra, oportunidade em que, entre outros assuntos, levou a luta que estamos travando aqui, com a UFMS, contra o ponto eletrônico; o estabelecimento de 30 horas semanais para todos e o voto paritário para eleição de reitor.

Nivalci Barbosa de Oliveira também apresentou um rápido balanço de um ano da nova administração do Sista/MS, que tem lutado arduamente para avançar cada vez mais em defesa dos servidores da UFMS.

LUTA PELA DEMOCRACIA - Após a reunião da direção da FASUBRA, nos últimos dias 10 e 11/11, reafirmou-se a proposta de mudança da data do dia de Luta contra o Racismo e em Defesa da Democracia para o dia 22 de novembro como forma de unificar o calendário de lutas com as outras entidades do setor da Educação no país.

No mesmo processo de construção da resistência aos ataques do governo, as centrais sindicais convocaram manifestações para o mesmo dia, com o lema: “Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça Social, Trabalho e Emprego no Brasil.”

A direção da FASUBRA orienta que as entidades de base realizem atos e manifestações nesse dia e que se integrem às atividades propostas em seus estados pelas centrais.

Além do dia 22, seguindo deliberação da última plenária em que aprovou estado de alerta e mobilização permanente, a Federação aponta um calendário para enfrentamento dos possíveis ataques, dada a conjuntura que atravessamos, como o caso do atual governo colocar a Reforma da Previdência em votação ainda este ano. Seguindo a política de resistência, as entidades da Educação têm feito ações unitárias em defesa da universidade, e no dia 9 foi encaminhado ao presidente do STF um ofício solicitando audiência para discutir a autonomia universitária. Para o mês de dezembro, haverá nos dias 4 e 5 ações conjuntas dos três segmentos das instituições. O dia 4 será dia de mobilização unificado nas universidades e no dia 5 haverá a realização de uma audiência pública convocada pelas entidades nacionais da Educação, em defesa da universidade pública, na Câmara dos Deputados.

Fechando o calendário, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, acontecerá a Plenária Nacional da FASUBRA para armar a categoria para o próximo ano e o novo governo. A direção da FASUBRA tem trabalhado em todas as frentes e junto ao Parlamento em defesa da Educação e da democracia. Neste sentido, é necessário buscar a unidade com os demais segmentos e construir uma ampla frente de luta e resistência!
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo