Coordenadores do SISTA acompanham a digitalização do arquivo da entidade: resgate histórico e mais segurança aos documentos
Com o objetivo de conservar os documentos históricos do sindicato, o SISTA/MS deu inicio ao trabalho de digitalização do seu arquivo. O processo consiste no escaneamento de publicações da entidade, bem como documentos como atas, resoluções e deliberações de assembleias e congressos.
Conforme a Coordenação Estadual do sindicato, a iniciativa visa contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivados pela entidade desde o ano de 1.984, usando como ferramenta a Tecnologia da Informação e Comunicação.
O trabalho de resgate histórico por meio da digitalização vai permitir o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas, promovendo sua difusão e reprodução.
A digitalização está preservando o formato original dos documentos, permitindo sua visualização e apresentação digital. Além de incrementar a preservação, o processo garante a segurança dos documentos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio. Com isso os documentos arquivados desde 1984 que contam a história da atividade sindical estarão mais protegidos e organizados.