14 de Agosto de 2012 às 09:16

SUPERAÇÃO NA VIDA, NO TRABALHO E NA GREVE

Compartilhe

A + A -
                                                                                                            
Alice com Édio: Tradução em tempo real para o esposo Édio nas assembléias de greve e nos atos públicos fora da UFMS

Enquanto muitas pessoas inventam esta ou aquela desculpa para enfrentar o cotidiano, outras nos dão exemplo de força de determinação para superar as limitações impostas pela vida. As pessoas com deficiência, de uma maneira geral, são exemplos de determinação e ajudam a nos impulsionar na luta, sempre que pensamos com algum tipo de pessimismo em relação às dificuldades que nos afligem.
Os trabalhadores técnicos administrativos em educação em Mato Grosso do Sul têm exemplos de superação pessoal na vida e no trabalho. Na UFMS, especialmente, pelo menos dois companheiros trabalhadores se tornaram referência para os demais nestes últimos dois meses, período em que a categoria está em greve. São eles: Jeremias Sobrinho e Édio Tadeu Leite Waismann Assn.
Lucivaldo Santos, Edy Pereira, Jeremias Sobrinho e Adhemar Vilela, durante homenagem à inclusão na assembléia que definiu o calendário de greve na UFMS, em 23 de junho 

Jeremias é deficiente visual, técnico lotado na PREAE e que trabalha no Conselho de Colegiados. Édio é deficiente auditivo e é trabalhador em educação na Biblioteca Central. Os dois participam do movimento de paralisação e até foram homenageados pelos seus companheiros de trabalho durante assembleias de greve.
Jeremias, que é cego, “enxerga ouvindo” a movimentação e a manifestação de seus companheiros de trabalho.
Já o deficiente auditivo Édio Leite é um privilegiado. Ele vê as manifestações,  mas não ouve e nem fala, mas tem uma tradutora particular, que é sua esposa Alice de Souza do Nascimento. Ela usa a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) – idioma que ele é professor – para transcrever em tempo real as falas nas assembleias e os discursos nos atos públicos feitos nas ruas de Campo Grande. Aliás, Édio se tornou símbolo da mídia no ato conjunto dos servidores federais, realizado no dia 9 de agosto.
VISIBILIDADE
Para a coordenação estadual do SISTA/MS, é necessário combater a “invisibilidade” ainda praticada contra as chamadas minorias – que muitas vezes na prática são maioria – e aumentar a luta pelo fortalecimento e visibilidade a elas, principalmente a garantia de direitos elementares para sua dignidade.
Dentro deste pensamento, a direção do sindicato sempre pautou pela luta contra a discriminação e pela inclusão no trabalho e na vida. É desta maneira que o SISTA/MS  pauta a luta com as mulheres, com os deficientes, com sem terra, sem teto, homosexuais, etc. 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo