Fórum nacional de supervisão da carreira freuniu representantes de comissões de grande parte do país, no Rio Grande do Sul
Foi encerrado na semana passada o Fórum Nacional das Comissões Internas de Supervisão (CIS) da Carreira dos técnicos administrativos. O evento foi realizado na cidade de Tramandai, no Rio Grande do Sul e foi bastante representativo.
Luiz Carlos Vasconcelos (camiseta branca) participou ativamente das mesas de discussões do fórum nacional no RS
De acordo com Luiz Carlos Vasconcelos, que representou o SISTA/MS no fórum nacional de CIS, o evento teve a participação de representantes de mais de 30 universidades de todo o país, além de trabalhadores que atuam nos institutos federais de educação tecnológica.
Fórum foi dividido em grupos temáticos com grande participação dos trabalhadores
TEMAS
Vasconcelos informa que o evento no Rio Grande do Sul discutiu temas de relevância e que afetam diretamente a carreira dos técnicos administrativos. Um dos assuntos em destaque foi a terceirização dos serviços, a precarização da mão-de-obra e a falta de democracia nas instituições.
Vasconcelos (direita) representou o SISTA/MS e a CIS/UFMS no evento nacional de supervisão da carreira
“Em muitas ocasiões, os técnicos não conseguem nem mesmo argumentar em defesa de sua carreira porque falta mecanismos de participação dos trabalhadores dentro das instituições”, pondera Vasconcelos.
A racionalização de cargos e critérios de dimensionamento da força de trabalho das instituições federais de ensino,; incentivo a qualificação; definição de ambientes organizacionais e cargos; e o reposicionamento dos aposentados, também foram temas amplamente debatidos em Tramandai.
O VI Fórum Nacional de CIS foi encerrado com a elaboração da Carta de Tramandaí, que será encaminhada as instituições, entidades representativas dos trabalhadores, autoridades governamentais e lideranças políticas.