Reunidos no anfiteatro do LAC na manhã dessa terça-feira (21), os trabalhadores técnicos administrativos da UFMS esquentaram ainda mais o clima da greve 2015. Com o espaço físico tomado pelos trabalhadores, eles aplaudiram a união da categoria e aprovaram o deslocamento para as ruas da capital na manhã desta quarta-feira, dia 22 de julho.
A greve dos técnicos vai sair, mais uma vez, de dentro da universidade para ganhar as ruas, num ato conjunto com as demais categorias do serviço público federal. A concentração será a partir das 8h na Praça do Rádio Clube, no coração de Campo Grande.
A ASSEMBLÉIA
Durante a assembléia desta terça-feira, foram repassados informes nacionais, principalmente sobre a reunião de segunda-feira (20) com o conjunto do funcionalismo federal. O Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão (MPOG) manteve a proposta do reajuste de 21.30% em quatro anos (5,5-5,4-4,75 e 4,5), avançando em benefícios como alimentação (R$ 458,00). correção de 22,8% no auxílio saúde) e auxílio pré-escola com correção de 317%. Segundo o governo, o impacto dos benefícios na folha de pagamento será de R$ 1,2 bilhão.
Márcio Saravi de Lima e João Pedro da Silva, que retornaram no final de semana do Comando Nacional de Greve (CNG), fizeram um balanço do movimento de pressão dos trabalhadores da educação na capital federal. Eles citaram as agendas de rua e também na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde participaram de audiências e contatos diretos com os parlamentares.
JURÍDICO
O advogado Ricardo Curvo de Araújo, da assessoria jurídica do SSTA/MS, também participou da assembléia no LAC. Ele fez um relato de como foi o Encontro Jurídico da Fasubra, realizado na semana passada, em Brasília. Ele também discorreu sobre o trâmite atual do processo relativo aos 47,94%, que está em fase de recuso na Justiça Federal em São Paulo.
Como sempre faz, além da explicação na mesa da assembléia, ele também conversa com os trabalhadores em sua chegada e na saída dos encontros, tirando dúvidas e desmentindo boatos. Ao final de sua fala, o advogado sindicato foi aplaudido pelos trabalhadores presentes, aprovando sua atuação profissional em defesa dos interesses dos filiados do SISTA/MS.
FUNCIONALISMO UNIDO
João Nascimento, Diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de MS (SINDSEP/MS), compareceu à assembléia dos trabalhadores da UFMS. Além de manifestar apoio a greve dos trabalhadores da UFMS, ele renovou o convite para a participação em massa de todos neste dia 22 de julho, na Marcha dos Trabalhadores do Serviço Publico Federal.
PRÓXIMA ASSEMBLÉIA
A próxima assembléia na UFMS acontece na próxima terça-feira, 28 de julho, a partir das 8h, no anfiteatro do LAC. O intervalo é em função de que, na quinta-feira à tarde, ocorre a reunião entre a Fasubra, o MEC e o MPOG. A expectativa é de que no encontro do dia 23, o governo apresente novas propostas para serem avaliadas pela categoria. No âmbito local, a avaliação da proposta governamental será no dia 28 de manhã