Conforme decidido em assembléia, o(a)s trabalhadore(a)s da UFMS vão participar da paralisação nacional - Dia Nacional de Greve e Defesa de Direitos - no dia 11 de novembro (sexta-feira). Além de paralisar as atividades internamente, está marcada ainda a participação na passeata no centro de Campo Grande, seguida de ato público.
O movimento agora é para pressionar os senadores a não aprovarem a PEC 241, que chega ao Senado Federal com o número 55/2016. Ela já foi aprovada na Câmara dos Deputados e congela investimentos públicos por 20 anos, além de suspender concursos e outras ações nos serviços básicos para a população, atingindo diretamente os trabalhadores.
A categoria participa das atividades junto com demais setores da educação pública no Estado, bem como de outras categorias do funcionalismo e da iniciativa privada. A concentração dos trabalhadores da UFMS começa às 7h, na concha acústica, de onde se deslocam para o centro da cidade. A direção do SISTA/MS já providenciou transporte para o(a)s interessado(a)s.
OFICIALIZADAOutra providência da direção do sindicato foi oficializar a administração central (Reitoria) da universidade, a direção do HU e o MPF (Ministério Público Federal) sobre a paralisação no dia 11.