3 de Julho de 2012 às 11:11

Trabalhadores lotam pátio em frente da Reitoria e coordenação destaca greve na mídia

Compartilhe

A + A -
NESTA QUARTA-FEIRA, 4, TEM ATO NO CENTRO DE CAMPO GRANDE, A PARTIR DAS 8H
Trabalhadores da UFMS lotaram o pátio do setor de Segurança da UFMS, nesta terça-feira de manhã (3), durante assembléia de greve


Os trabalhadores em educação da UFMS, em Campo Grande, reafirmaram na manhã desta terça-feira (3), a disposição para a luta em defesa da carreira e por melhorias de condições de salário e trabalho. Em greve desde o dia 20 de junho, os técnicos administrativos da universidade realizaram mais uma grande assembleia e reafirmou a disposição de continuar vigilantes na greve e com o compromisso de fortalecer cada vez mais o movimento paredista.
Vista parcial dos técnicos administrativos presentes ao ato de greve na UFMS

Os trabalhadores presentes à assembleia defenderam também uma participação mais efetiva dos técnicos do Hospital Universitário. A participação dos trabalhadores deste setor na greve é classificada de extrema importância, já que está em curso nos meios de comunicação uma verdadeira chuva de denúncias contra o hospital e ainda a iminência de sua privatização, caso os conselhos universitários aprovem a implantação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Esta empresa, de acordo com a Fasubra, vai aumentar a carga de trabalho dos técnicos e retirar vantagens conquistadas no decorrer de anos de lutas.
Durante o ato realizado no pátio do setor de Segurança (em frente da Reitoria), a coordenação estadual do SISTA fez um balanço do movimento local, estadual e nacional. Quanto às negociações com o governo, o diálogo ainda está difícil, mas o movimento está crescendo e obrigando os ministérios do Planejamento e da Educação a fazer propostas aos trabalhadores.
NO INTERIOR

A greve dos técnicos da UFMS está consolidada tanto na Cidade Universitária, em Campo Grande, como nos campi do interior, com destaque para Corumbá, Três Lagoas e Aquidauana. A mobilização também é forte na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),onde os trabalhadores têm uma agenda permanente de greve. Em Dourados, a greve começou no dia 14 de junho.


Lucivaldo Santos faz balanço do movimento e destaca papel da imprensa na greve: visibilidade ao movimento

EM BRASÍLIA
De acordo com Lucivaldo Alves dos Santos, coordenador geral do sindicato, o SISTA/MS está representado no Comando Nacional de Greve (CNG) com os coordenadores Douglas Ramos (UFGD) e Diego Rodrigues Gonçalves (UFMS), que representa o sindicato na direção nacional da Fasubra. O CNG está fazendo pressões junto aos parlamentares, entre outros lugares, no aeroporto de Brasília e nos gabinetes na Câmara e no Senado. O objetivo é fazer com deputados e senadores intervenham e cobrem do governo federal solução para a greve, com a definição dos índices de reajuste para a categoria.

Juarez Souza, do comando local de greve: "Cada trabalhador em greve tem de trazer mais um para o movimento"

NA RUA
Mobilizados, os trabalhadores e o comando de greve definiram participar de um ato conjunto com estudantes e professores na manhã desta quarta-feira, às 8h, no centro da capital. O ato será na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho, local tradicional das grandes manifestações em Campo Grande. Na oportunidade, trabalhadores e estudantes entregarão documento falando dos motivos da greve e mostrar que o objetivo é fazer com que a Universidade garanta lucro social para a sociedade.Para que isso aconteça, o servidor deve ser valorizado com melhores condições de salário e de trabalho.
COMUNICAÇÃO
Por outro lado, Lucivaldo Santos destacou a assessoria de comunicação do sindicato que, a exemplo das demais assessorias da entidade, tem feito um bom trabalho para os trabalhadores e em defesa da categoria. Segundo ele, as ações do sindicato e o movimento dos trabalhadores ganharam projeção na mídia externa nos últimos tempos, sendo destaque nos meios de comunicação impresso e eletrônico.

Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo