Momento em que Marcelo Turine era empossado como novo reitor, recebendo o cargo de Célia Oliveira
O professor Marcelo Augusto Santos Turine é o novo reitor da Universidade Federal de MS. Ele foi empossado no dia 4 pelo ministro da Educação e na noite de terça-feira (8), houve transmissão do cargo por parte da reitora Célia Oliveira. O local da solenidade foi o Teatro Glauce Rocha.
[caption id="attachment_8348" align="alignnone" width="1024"]
Márcio Saravi no momento em que cumprimentava Marcelo Turine, novo reitor da UFMS[/caption]
A coordenação estadual do sindicato esteve na solenidade e, ao cumprimentar o novo reitor, reforçou o desejo dele contemplar os anseios dos trabalhadores técnicos administrativos da universidade. Ao fazer uma análise da história da universidade, Turine foi um dos candidatos a reitor que mais votos teve dos técnicos, obtendo mais de 48% dos votos na consulta à comunidade.
Em função da grande quantidade de votos obtidos juntos aos técnicos, a direção do SISTA/MS espera que esta expectativa dos trabalhadores seja revertida em ações práticas de valorização e respeito profissional. "Uma grande parcela de nossa categoria depositou sua confiança na chapa Turine/Camila e esperamos, sinceramente, que este gesto seja retribuído em forma de melhoria no relacionamento, tratamento e, sobretudo, valorização do trabalho do técnico administrativo dentro da universidade", observa Márcio Saravi de Lima, da coordenação geral do sindicato.
[caption id="attachment_8349" align="alignnone" width="1024"]
Márcio entre os professores Nalvo Franco de Almeida Filho (Pró-Reitor de de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPP) e Fábio Edir dos Santos, reitor da UEMS (D)[/caption]
Ao ouvir o discurso do novo reitor, o dirigente avaliou como positivo seu compromisso com a transparência administrativa e com uma relação mais humanista com todos os membros da da comunidade universitária. Em seu discurso, Turine anunciou o "fim de caixas pretas", com o uso correto dos recursos, defendendo ainda a valorização do ser humano como agente do desenvolvimento institucional.
Na campanha eleitoral para a Reitoria, a atual direção do sindicato tomou a decisão de não assumir nenhuma candidatura, deixando para cada trabalhador a decisão pelo voto. A posição da direção foi, acima de tudo, para preservar a instituição sindical, que deve ser apartidária e defender, sobretudo, o interesse coletivo da categoria e não apenas de grupos.
PRÓ-REITORIAS
As Pró-Reitorias tem novos gestores, entre eles dois técnicos administrativos. Na administração central anterior havia apenas um. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPP) – Professor Nalvo Franco de Almeida Filho; Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) – Professor Ruy Alberto Caetano Correa Filho; Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) – Técnica Dulce Maria Tristão; Pró-Reitoria de Administração (PRAD) – Professor Cláudio César da Silva; Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) -Professor Marcelo Fernandes Pereira; e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – Técnico Antônio José Ângelo Motti.
Também foram empossados a Assessora de Assuntos Estudantis, Professora Ana Rita Barbieri Filgueiras, o Chefe de Gabinete da Reitoria, Professor Aurélio Tomaz da Silva, o Ouvidor, Professor Fernando Lopes Nogueira, e a Secretária da Reitoria, Técnica Ana Carolina da Silva Monteiro. A Professora Camila Celeste Brandão Itavo será empossada no dia 4 de dezembro como Vice-Reitora da UFMS.