25 de Novembro de 2015 às 14:46

UFMS: NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 26, ACONTECE O 1º SEMINÁRIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Compartilhe

A + A -
Direitos humanos, legislação brasileira, saúde, dança, moda e gastronomia. Assim será o I Seminário da Consciência Negra Avançando na Equidade, uma iniciativa do programa de Pós-Graduação Saúde e Desenvolvimento do Centro-Oeste da UFMS em parceria com a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, no auditório do CCHS-UFMS, das 7h30 às 19h, em Campo Grande. De acordo com a organizadora, doutora em anemia falciforme, enfermeira Maria Lúcia Ivo, o encontro tem o propósito de compartilhar, com a comunidade, estudos nas áreas de Saúde, Educação, Direito, Moda, Gastronomia, Lazer, entre outras.
Não é à toa que na programação há uma série de palestras e atrações culturais que abrangem as mais diversas áreas. Já na abertura, às 8h30, legislação brasileira, com o deputado estadual Amarildo Cruz, entrará em debate. Saúde também estará em destaque. As pesquisadoras, Berenice Kikuchi e Sandra de Freitas, vão falar sobre a anemia falciforme, a partir das 9h. Para fechar a programação matutina, será apresentado a comunidade a atuação da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial no Estado, com o subsecretário Carlos Alberto Versoza.
E não para por aí. Pratica da terapia do riso, com a preleitora da Seicho No le, Sonia Barbosa, às 13h, em formato de oficina. Em seguida, às 14h, Educação básica, com a doutora Stella Sanches de Oliveira  Silva entra em pauta, bem como a infância afrodescendente, com mestre Poliana Rodrigues. Às 15h30, os direitos humanos: questão negra, com José Camargo de Souza, da comunidade Tia Eva, estarão em evidência na programação. 
Moda e gastronomia também estarão entre os destaques. Isso porque uma das palestras vai abordar sobre a origem e significado da trança afro, com Arlete Félix. Em seguida, cor e sabor estarão na palestra Moda e gastronomia africana, com Betinha Yara. Paralelamente as palestras, atrações culturais e oficinas vão embalar o encontro. Rodas de capoeira, grupo de hip hop, música com Joubert Santos e dança, com Zumba, da companhia de dança Ivan Sousa farão parte da programação ao longo do dia.  Exposição de artesanato, comidas típicas e unhas decoradas afro também estão previstas. 
O encerramento será com roda de conversa, a partir das 17h, com os discentes africanos. No espaço, será mostrado quais as perspectivas da formação e a inserção no mercado de trabalho brasileiro e no país de origem. 

O seminário é aberto a comunidade. Para participar ou ter mais informações sobre a programação, basta entrar em contato nos telefones 3345-7312.9144-0664.
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo