Vigilantes de todo o país participaram neste final de semana da reunião da preparação do XXV Seminário de Segurança das IPES (Instituições Públicas de Ensino Superior), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento acontece no próximo mês de setembro. Na UFMS, trabalhadores deste setor já se reuniram e definiram os delegados ao seminário.
Na reunião preparatória, a UFMS foi representada por Itacil dos Santos, coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Segurança da universidade.
O seminário vai debater a segurança nas IFES e IFETS, uma luta longa e cansativa, mostrando que os campi das universidades federais e a comunidade universitária estão vulneráveis, reféns da insegurança que entrou para dentro do ambiente acadêmico. A coordenação dos vigilantes alerta que os gestores ainda resistem em não querer debater este tema, mas enquanto isto estudantes e a comunidade universitária em geral vem sofrendo com estupros, sequestro relâmpago e,assaltos a bancos que se situam dentro das academias.
Além desta preocupação, os vigilantes também não abrem mão da luta para realização de concurso público para segurança das IFES e IFETs.