14 de Junho de 2016 às 15:59

VII SEMINÁRIO DOS MOTORISTAS INTRODUZIU DEBATE SOBRE A LEGISLATURA E CONJUNTURA ATUAL DO PAÍS

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MOTORISTAS

Motoristas oficiais das instituições federais de ensino superior posam para a foto ao final do seminário nacional, em Goiânia


Durante o VII Seminário Nacional dos Motoristas Oficiais das IFES, CEFETs e IFs, realizado de 9 a 11 de junho, em Goiânia, um dos destaques foi o debate sobre legislação os conflitos que envolvem o cargo de motorista, dentro da carreira dos servidores técnico-administrativos.

Para auxílio e esclarecimento das dúvidas relativas à legislação relacionadas à esses trabalhadores, foram convidados o advogado e assessor jurídico do SINT-IFESgo Alexandre Iunes e o motorista da UNIRIO, Sidney Oliveira Rodrigues. Os convidados tiveram voz para discutirem, em primeiro plano, a legislatura que abrange a categoria e sanarem as dúvidas e solicitações dos motoristas. A liberação de diárias, horas extras e assédio moral também foram questões muito discutidas durante a palestra do assessor jurídico.A discussão teve boa receptividade por parte dos presentes, que se sentiram contemplados em suas indagações.

Pela primeira vez no estado de Goiás, o evento reuniu trabalhadores de todas as cinco regiões brasileiras, uma promoção do SINT-IFESgo com apoio da Fasubra Sindical e da UFG. O objetivo principal foi o de promover a discussão de temas pontuais relacionados à categoria e a elaboração de propostas para melhoria e adequação dos motoristas quanto ao exercício do trabalho.

SISTA/MS PRESENTE

Os motoristas oficiais da UFMS foram representados no seminário em Goiânia. Com o apoio do SISTA/MS, a delegação formada por Adhemar Vilela Moreira, Diomar Ribeiro de Souza e Orivaldo Pereira, participou ativamente do evento. Conforme Adhemar, o seminário eve um saldo bastante positivo, porque a partir de agora ele será sistematizado, com regimento próprio e orgânico com a Fasubra. Ele ressalta que uma das lutas da categoria é a racionalização de cargos, pauta que a Fasubra encampou e está em plena mesa de negociação com o MEC.

Adhemar salientou ainda que uma das questão que mereceu destaque nas discussões do seminário é quando às autorizações para terceiros dirigirem carros oficiais, prática que está aumentando nas instituições e que acaba precarizando e prejudicando a categoria. "Estas autorizações para outra pessoa dirigir - sem ser motorista oficial -, só devem acontecer em casos de urgência e apenas para desempenho profissional  do servidor e não este dirigir para outros", observou Adhemar.

 
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