Lucivaldo Alves dos Santos: "Nosso voto em massa neste dia 19 é uma demonstração de valor e que, juntos, podemos fazer a diferença no processo"
Ao contrário das principais universidades federais do Brasil, a UFMS não adota a prática moderna do voto paritário, que é o peso igual (33,3%) na eleição de sua administração. Na UFMS, o voto quem tem o maior peso é do professor (70%), enquanto estudantes e técnicos representam apenas 30% do peso, sendo 15% para cada segmento. Esta desigualdade no peso do voto foi motivo de um movimento liderado pelo SISTA/MS (Sindicato dos Trabalhadores Administrativos das Instituições Federais de Ensino de MS), com o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE). Apesar de serem maioria no contingente e minoria no peso eleitoral, as duas entidades estão mobilizadas e convocando trabalhadores e estudantes para o voto em massa neste dia 19 de junho em todos os campi, mesmo com alguns em estado de greve.
Aliado ao processo de mobilização por melhores condições de salário e trabalho, o SISTA/MS também está empenhado na divulgação da campanha para a administração da UFMS, que acontece neste dia 19 de junho. “Estamos em pleno processo eleitoral para a Reitoria e é fundamental a participação dos trabalhadores e estudantes nesta eleição. Precisamos votar em massa para mostrar que nossa participação faz a diferença”, enfatiza Lucivaldo Alves dos Santos, da coordenação geral do SISTA/MS.
O dirigente sindical observa que o peso eleitoral ainda é desigual dentro do processo por conta de compromissos feitos e não cumpridos na campanha passada pela atual Reitoria. “O voto do trabalhador e do estudante são essenciais e pode decidir os rumos da consulta pública. É em função deste contexto que conclamamos todos para comparecer em massa nos locais de votação, em todos os campi, para mostrar seu índice de participação e, principalmente, o valor de nosso voto”, convoca Lucivaldo.
Lucivaldo Santos observa ainda que, se outros segmentos da Universidade não reconhecem os técnicos e estudantes como atores do processo, são eles próprios que deve fazer isso na eleição deste dia 19 de junho. “Somos nós que temos dar a devida valorização ao nosso voto E a melhor forma de fazer isso é participando e votando neste dia 19 de junho na consulta para escolha da nova administração da UFMS (2012-2016)”, destaca o coordenador do sindicato dos trabalhadores.
Para saber mais sobre as propostas dos candidatos e seus compromissos com a comunidade universitária, acesse os sites das campanhas:
celiaejoao.com.br e
ufmsparatodos.blogspot.com.br