Momento em que o congresso nacional da categoria votava, de forma quase unânime, pelo indicativo de greve para o dia 29 de maio
As centenas de delegados presentes ao XXII CONFASUBRA aprovaram um indicativo de greve nas universidades públicas para o dia 29 de maio. A aprovação foi por maioria absoluta dos presentes, sendo uma das pautas em que as forças políticas presentes votaram de forma unificada.
A resolução do congresso, porém, estabelece liberdade para as bases discutirem em seus estados a melhor forma de encaminhar o movimento paredista. Pela deliberação, os sindicatos de base devem fazer uma rodada de assembléias na semana do indicativo - de 23 a 28 de maio - para avaliar a conjuntura local e a decretação da greve ou não nas universidades que representam.
Além do indicativo de greve, a plenária do congresso nacional da categoria também aprovou as propostas aprovadas nos grupos de trabalho, realizados no dia 7 de maio. As propostas aprovadas correspondem aos seguintes temas: conjuntura nacional e internacional; organização e estrutura sindical; relação de trabalho e concepção de Estado; HU x Ebserh; carreira e jornada de trabalho; terceirização; educação; seguridade social e aposentados; reforma estatutária; e opressões.
Na semana que vem estas propostas que se tornaram resolução do congresso estarão disponíveis no site www.fasubra.org.br.