2 de Agosto de 2013 às 09:38

Manifestantes cobram convocação de Puccinelli, Dobashi e Siufi para CPI da Saúde

Compartilhe

A + A -
Manifestantes do movimento “Chega de Privatização do SUS”, que acompanham nesta tarde (1º) nova oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa, pedem a convocação do governador André Puccinelli (PMDB) para explicações sobre o caos na Saúde Pública.
Um requerimento foi enviado aos membros da CPI, com assinatura de mais de 30 entidades que compõem a Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública, pedindo também a reconvocação da ex-secretária Beatriz Dobashi e convocação do ex-diretor do Hospital do Câncer Adalberto Siufi.
Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), o Siufi será convocado para a segunda quinzena de agosto e que a ex-secretária deverá ser reconvocada caso os membros da comissão entenderem que as informações da primeira oitiva com ela foram insuficientes. Ele não entrou em detalhes quanto ao governador.
Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS), Genilson Duarte, a reconvocação de Dobashi se faz necessária pela contradição do depoimento dela à CPI e as gravações telefônicas da Polícia Federal divulgadas pela imprensa.
“O Siufi também deve ser chamado pela sua ida aos Estados Unidos que ele pode nem voltar. Já o governador é o chefe maior do Estado e deve uma satisfação para a população de que como ele deixou tudo isso acontecer”, afirmou.
O líder da CUT estadual ainda disse que uma grande manifestação em defesa da Saúde Pública deve ser organizada dependendo do andamento da CPI. “Hoje só participou suplente. O único titular era o Amarildo e o [Maurício] Picarelli (PMDB) nem mandou suplente”, comentou.
Os deputados Junior Mochi (PMDB), que é o relator, mandou seu suplente na CPI, deputado Eduardo Rocha (PMDB). O vice-presidente da CPI, Lauro David (PSB) mandou a suplente na comissão, Mara Casero (PTdoB).
A oitiva desta quinta-feira (1º) ouviu o diretor-presidente do Hospital do Câncer de Campo Grande, Carlos Alberto Moraes Coimbra, e do ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Florêncio Garcia.
Confira o documento na íntegra:
FRENTE ESTADUAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA Campo Grande - MS, 01 de Agosto de 2013
Para: Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde Pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Com cópia: Deputado Estadual Amarildo Cruz, Presidente da CPI da Saúde
Assunto: Requerimento.
Viemos por meio desta, requerer à Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde Pública desta casa, que reconvoque para prestar depoimento, a Ex-Secretária de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, por conta das gravações divulgadas amplamente em veículo de televisão local, que demonstra haver inconsistência frente às declarações que a Ex-Secretária prestou a esta Comissão quando de sua convocação.
Requeremos também, a convocação do Médico Drº Adalberto Siufi, Ex-Diretor do Hospital do Câncer, investigado na Operação Sangue Frio, como um dos dirigentes da suposta “Máfia do Câncer”, que recebeu autorização para viagem ao exterior.
Requeremos também a convocação do Governador do Estado, André Puccinelli, responsável máximo pela administração do governo de Mato Grosso do Sul, haja vista as inúmeras gravações que indicam o uso da estrutura administrativa e política da Secretaria Estadual da Saúde, que está sob sua incumbência.
A Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública é composta por diversas entidades e movimentos sociais que buscam o esclarecimento de todas as denúncias de desvios de recursos da saúde pública que vieram à público e também vem defender o Sistema Único de Saúde para que este seja 100% público e de qualidade!
FRENTE ESTADUAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DO MS Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - MS, Sindicato dos Bancários, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Juventude, MS de Fato, Sindicato da Seguridade Social - MS, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social - MS, Centro de Documentação dos Movimentos Populares, Federação dos Trabalhadores na Construção Civil, Centro de Defesa dos Direitos Humanos - Marçal de Souza Tupã-i, Sindicato dos Eletricitários, Central Única dos Trabalhadores-MS, Membros do Conselho Estadual de Saúde, Membros do Fórum dos Usuários do SUS, Direção Nacional Executiva de Estudantes de Medicina, Acadêmicos de Enfermagem UFMS, Jornada Nacional da Juventude-MS, Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino – MS, Sindicato dos Psicólogos – MS, ACP, FETEMS, DCE-UFMS, UJS, RECID-MS, SISTA-UFMS, Centro Acadêmico de Fisioterapia UFMS, Centro Acadêmico de Medicina da UFMS, SINTRACOM.
(Fonte: Midiamax)
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo